O que fazer em Bela Vista?

Em Bela Vista o que não faltam são opções para cultura, lazer e entretenimento. O bairro inclusive conta com ótimas opções para passar um bom tempo conhecendo. A oferta vai desde grandes museus, teatros e shoppings a bares e pubs, sendo que a vasta diversidade tem a capacidade de agradar a todos os públicos.

Confira agora algumas das opções:

Para quem gosta de ver exposições existem diversos museus no bairro como: O Museu de Arte de São Paulo (MASP), Sesc Paulista, Japan House, Instituto Moreira Sales, Casa das Rosas, Museu do Óculos, Museu Judaico de São Paulo, Museu Xingu e Memória do Bixiga.

Japan House

Para quem gosta das artes cênicas podem desfrutar de diversos teatros na região: Renault, Bibi Ferreira, Gazeta, Brigadeiro e Sérgio Cardoso, Ruth Escobar, Sérgio Cardoso, Gazeta, Raul Cortez – Fecomercio e Maria Della Costa. O local também conta com ótimos shoppings como Pátio Paulista e Frei Caneca para o público que gosta de fazer compras.

Teatro Renault

Mas, é claro, Bela Vista conta também com diversas opções de vida noturna, confira algumas das mais frequentadas:

Café Piu Piu é um dos mais tradicionais redutos roqueiros da cidade, com mais de trinta anos de existência.

Clube Madame, voltado para o público gótico o local conta com decoração trabalhada em candelabros e ambiente decorado temático.

Tunnel Bar é uma casa alternativa voltada para o público GLS eclético.

Já para aqueles que gostam de conversar com os amigos em um ambiente descontraído e divertido, aqui vão algumas dicas: Titus, Eugênio, Olaria Bar & Grill, Charme da Paulista, Must,

Contexto Histórico do Bairro da Bela Vista/Bexiga

O bairro é situado na região central de São Paulo e abrange o sofisticado Morro dos Ingleses, povoado pela classe média alta, e o atual bairro do Bexiga, que concentra uma eclética classe média.

Lá estão localizados alguns dos principais pontos turísticos de São Paulo como o MASP, a igreja Nossa Senhora de Achiropita, a escola de samba Vai-Vai, mais de 15 teatros como os tradicionais Teatro Brasileiro de Comédia (TBC), Teatro Oficina, Ruth Escobar, Sérgio Cardoso; além da Avenida Paulista, coração da cidade, que com seus 2,8 km abraça pessoas de todos os gêneros, raças, cores e credos.

Possui duas estações de metrô (Brigadeiro e Trianon-MASP, ambas da Linha Verde), além de ficar ao lado de outras quatro (Vergueiro, São Joaquim e Japão-Liberdade, da Linha Azul, além da Anhangabaú, da Linha Vermelha). O bairro também é cercado por importantes vias, como Rua da Consolação, Avenida Paulista, Avenida 23 de Maio e Viaduto Júlio de Mesquita Filho.

Importantes hospitais se concentram na Avenida 9 de Julho, que possui corredor de ônibus que corta o bairro de Norte a Sul. A boemia se concentra nas ruas Augusta e Oscar Freire, enquanto os teatros Gazeta, Bibi Ferreira, Ruth Escobar, Ágora, Vertigem, Sérgio Cardoso, Raul Cortez, Ribalta e outros expandiram o palco do antigo Teatro Brasileiro de Comédia.

O comércio local reúne uma quantidade gigantesca de lojas, das mais cobiçadas grifes até charmosos brechós, além dos shoppings Cidade São Paulo, Frei Caneca, Pátio Paulista, Center 3. A gastronomia do bairro é uma das mais ricas e ecléticas, com cantinas, pizzarias, padarias e restaurantes.

A Bela Vista também concentra um grande número de excelentes hospitais, como o Sírio-Libanês, Beneficência Portuguesa, Santa Catarina, Oswaldo Cruz, 9 de Julho, Menino Jesus, Pró-Matre. E estabelecimentos de ensino, a exemplo da Lumiar Internacional Escola, João e Raphaela Passalaqua, Stance Dual Escola, Tagarelinha, Vital Brasil Colégio e a FGV (Fundação Getúlio Vargas), uma das universidades mais reconhecidas nacional e internacionalmente. 

Considerada parte do centro de São Paulo, o bairro Bela Vista é na verdade um distrito que agrupa os bairros do Bexiga e da Vila dos Ingleses. Tem como características únicas o famoso sotaque puxado, claro, para o italiano; a arquitetura, dos casarões imponentes em tons pastel, que em sua maioria é considerada patrimônio histórico; e as famosas cantinas e restaurantes tão populares.

Cidade de São Paulo

Histórico

Nascido dos Campos do Bexiga, uma faixa de terra que hoje é a Avenida Brigadeiro Luiz Antônio, Avenida Paulista e a Praça da Bandeira, o local era de propriedades rurais e ponto de passagem de tropas que vinham de Santo Amaro e Itapecerica para abastecer a população.

 Os primeiros registros do local são de 1559, onde existia uma grande fazenda chamada Sítio do Capão, já que havia muito mato isolado, e tinha como proprietário o português Antônio Pinto. Anos depois, o local passou a ser chamado de Chácara das Jabuticabeiras, pois havia muitas árvores dessa espécie. A área servia como rancho para o pouso de tropas e abrigo de negros, em especial na região cortada pelo córrego Saracura, hoje Avenida 9 de Julho e o Riacho Itororó, atual Avenida 23 de Maio.

Até 1870, o dono do local era Antônio Leite Braga, apelidado de “Bexiga” por ter sido vítima de varíola (naquela época, o nome popular da doença era bexiga e os enfermos eram conhecidos como bexiguentos).

O loteamento do bairro foi inaugurado em 1º de outubro de 1878 pelo Imperador Dom Pedro II e foram especialmente os imigrantes do sul da Itália que não possuíam interesse em trabalhar nas colheitas de café que contribuíram para a formação do bairro na segunda metade do século XIX e início do século XX, seguidos alguns anos depois, por negros libertos e estrangeiros, tornando a Bela Vista um dos bairros de imigrantes que se desenvolveram na cidade.

Após o loteamento promovido pelo imperador, o bairro começou a abrigar casas modestas de artesãos e pequenos comerciantes. Em dezembro de 1910, um decreto municipal batizou o Bixiga de Bela Vista. Contudo, a população local continuou chamando a região de Bixiga, o que permanece até hoje.

História do bairro Bela Vista – Tudo sobre a Bela Vista

Um pouco dos Restaurantes e Bares

O bairro da Bela Vista (centro de São Paulo) é tradicionalmente conhecido pelas suas inúmeras cantinas, bares e outras casas do ramo voltadas à culinária italiana. Mas assim como seus domínios chegam até a região da Paulista, suas opções de lazer também vão muito além.

BARES

The Blue Pub

Os ambientes foram inspirados nos pubs do mundo, com espaço para música e eventos, telões para assistir jogos, mesas e balcões para convivência e uma decoração cheia de estilo.

O cardápio do pub contempla cervejas vindas de diversos países. Também excelentes tipos de whiskys, bem como variedades de gin, rum, vodka, coqueteis e drinks únicos de dar água na boca. Entre os pratos e acompanhamentos é possível perceber a mistura de temperos brasileiros e unicamente preparados pelos chefs do The Blue Pub.

Ludus Luderia

Ludus Luderia é um bar especializado em jogos de tabuleiro. Um espaço para comer, beber, conversar e jogar. Inaugurada em 2007, possuem um acervo com mais de 1.200 jogos de tabuleiro, entre nacionais e importados. Com o valor da entrada (R$ 28 reais) o cliente pode jogar a vontade, quantos jogos quiser. Não é cobrado nem por tempo, nem por jogo.

Comidas e bebidas à parte. O local conta com um cardápio de jogos, onde você poderá escolher qualquer jogo ou pedir sugestões aos monitores, que ensinam a jogar e dão dicas de jogos para sua mesa.

A gastronomia trabalha com hambúrgueres artesanais, drinks autorais, porções, pratos rápidos, tudo muito saboroso. Um local muito divertido, com uma experiência fornecendo uma experiência única.

Frank Bar

No lobby do hotel Maksoud Plaza, o Frank Bar é o ponto de encontro para quem busca uma experiência da coquetelaria de alta qualidade. O local é bem pequeno e tem ar sofisticado e clima intimista. Acumula prêmios importantes, como figurar na lista dos 100 melhores bares do mundo e já ter sido considerado o melhor bar de São Paulo.

A casa é uma homenagem ao cantor Frank Sinatra, que já se apresentou no local e, como não poderia ser diferente, tem som de jazz para animar as noites.

RESTAURANTES

Mexilhão

Restaurante especializado em peixes e frutos do mar, com decoração rústica e náutica em ambiente espaçoso.

Fundada em 1970, em uma época que quase não existiam restaurantes especializados em frutos do mar em São Paulo, o Mexilhão se tornou referência para àqueles que não dispensam um excelente e delicioso prato elaborado com o que há de melhor no ramo.
Localizado na Rua 13 de Maio, 626 – Bela Vista

Famiglia Mancini

Famiglia Mancini, uma das casas do empresário Walter Mancini, já foi eleito diversas vezes como o melhor italiano da cidade e já se tornou um ponto turístico. A casa tem clima acolhedor, decoração lúdica com garrafas penduradas no teto e uma fonte, mas o destaque mesmo é o cardápio, extenso em opções e pratos com muita.

Localização: RUA AVANHANDAVA, 81 – BELA VISTA – SÃO PAULO

Horário de Funcionamento

QUARTA A DOMINGO | 23h Encerra a Entrada de Clientes

QUINTA, SEXTA E SÁBADO | 24h Encerra a Entrada de Clientes

Templo da Carne

A casa leva a assinatura do empresário Marcos Bassi considerado o artesão da carne. O restaurante de carnes é considerado um dos mais conceituado do Brasil se não o mais. Apesar de seu falecimento, seu legado continua com toda a equipe do Templo da Carne que com muita dedicação e carinho levam adiante tudo o que o Marcos Bassi construiu.

Localização: R. Treze de Maio, 668.

Horário de funcionamento:

Segunda a Sábado, das 12h às 23h;

Domingo, das 12h às 18h

O que é e onde fica a Bela Vista ?

O bairro Bela Vista está localizado na região central de São Paulo, famosa pelo acesso fácil a regiões simbólicas e importantes da cidade, como a Avenida Paulista. Morar na Bela Vista permite que você esteja próximo de ótimas opções de bares, restaurantes e baladas, sendo uma área completa para trabalhar e desfrutar de momentos de lazer. A Bela Vista é uma excelente escolha para quem pretende alugar um apartamento, já que são muitas as opções disponíveis. A variedade no tamanho e estilo dos espaços agrada a todos os potenciais moradores, desde os que preferem morar em um apartamento moderno, até quem prefere alugar um espaço mais clássico nos prédios imponentes da região.

Escolher morar nessa região é também estar próximo aos melhores e mais tradicionais restaurantes italianos da cidade, que reúnem famílias, grupos de amigos e casais para degustar uma culinária única e simbólica da cidade. A localização é ótima para se viver, já que é no bairro Bela Vista que está localizada grande parte da Avenida Brigadeiro Luís Antônio, onde as linhas azul e verde do metrô se cruzam. Ou seja, é possível fazer baldeações e se locomover com facilidade para qualquer outra área da cidade. Na região da Paulista, também é possível encontrar diversos pontos e ônibus e até transportes executivos que partem para regiões da zona metropolitana.

Relato de ex-moradores do bairro da Bela Vista

Nos iamos entrar em contato com a senhora Isaura Ormrod e realizar algumas perguntas a ela, afim de observar qual é visão que um morador possui do bairro, entretanto como a dona Isaura Ormrod é uma mulher de idade, para não colocar sua saúde em risco (por conta da pandemia da COVID-19), contatamos seu sobrinho Claudimir T. Razuk e fizemos algumas perguntas a ele, já que a sua tia contava muito do bairro para o mesmo.

O vídeo da entrevista esta no Youtube :

https://youtu.be/361ojPxuIHQ

Também conseguimos achar outros relatos em um site na internet, segue abaixo outros relatos:

“Os moradores da Bela Vista geralmente são apaixonados pelo bairro e cuidam muito dele. Às vezes, fazem mais até do que a própria prefeitura. Os moradores da Rua Rocha, por exemplo, fazem mutirão de limpeza, plantam árvores…. é bonito de ver”, diz a jornalista Veridiana Mercatelli, 35 anos.

“Na Bela Vista é possível chegar a qualquer lugar de metrô ou a pé. Nunca pensei em comprar um carro”, conta o empresário Antônio Noronha, de 32 anos.

“Decidi vir para Bela Vista por conta da localização de fácil acesso a minha faculdade. Toda manhã meu dia precisa começar com o café com leite e o pão de queijo na chapa da lanchonete Cordeiro Lima” Mariana Fresca, 24 anos, estudante de Tradução e Interprete da FMU.

“Os melhores restaurantes italianos estão aqui, sem dúvida. É um ótimo lugar para comer, e a maior parte dos restaurantes são tradicionais por aqui”, garante Roberto Carvalho, taxista, de 56 anos.

“O bar mais divertido é o Ludus. Dá pra beber, conversar e ainda jogar uma partida de Banco Imobiliário”, conta a publicitária Graziela Martins, de 25 anos.

Fonte: https://guiadebairros.proprietariodireto.com.br/bairro-bela-vista-sao-paulo/

Com isso pode-se observar que o bairro da Bela Vista é um local que ainda se mantém com a segurança (na medida do possível) e a “gostosura” das gastronomias diversas que fazem com que este bairro seja tão famoso e único. Tanto aqueles que já moravam quanto aqueles que ainda moram, possuem um carinho para com o local, algo que é difícil de se ter nos dias de hoje.

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

Design a site like this with WordPress.com
Iniciar